Ao conversar com qualquer torcedor do Fluminense, é provável que você, em algum momento, ouça a frase “nós somos a história”. Os olhos tricolores brilham ao relembrar capítulos da equipe carioca - e não faltam motivos para justificar tamanho orgulho. Dentre os marcos gloriosos do clube está o tradicional Estádio de Laranjeiras: comemorando 100 anos de fundação neste sábado, 11 de maio, o estádio (de nome oficial Estádio Manoel Schwartz) foi a primeira casa da história da Seleção Brasileira.
Construído para o Campeonato Sul-Americano (atual Copa América) de 1919, Laranjeiras é pioneiro desde sua construção - afinal, foi o primeiro estádio de concreto do Brasil. Sede do torneio continental de seleções, foi lá que demos o pontapé inicial para nossa primeira conquista, com uma goleada por 6 a 0 sobre o Chile. Pouco tempo depois, no dia 26 de maio, o Estádio recebeu cerca de 20 mil pessoas, que puderam presenciar o gol do ídolo Friedenreich na final contra o Uruguai.
Cinco anos antes da construção do Estádio, a Seleção Brasileira já tinha escrito história naquele mesmo campo, situado na rua Álvaro Chaves - lugar onde, de acordo com o saudoso Nelson Rodrigues, “não se dá um passo sem tropeçar em uma glória”. Foi em Laranjeiras que o Brasil enfrentou seu primeiro adversário e deu início à sua vitoriosa história. No dia 21 de julho de 1914, vencemos o Exeter City, da Inglaterra, por 2 a 0. Oswaldo Gomes e Osman balançaram as redes com a camisa brasileira, esta ainda branca e azul à época.
No total, foram 17 jogos disputados pela Seleção Brasileira no Estádio de Laranjeiras, com 12 vitórias, três empates e nenhuma derrota. Balançamos a rede em 47 ocasiões e sofremos 15 gols, resultando em um saldo positivo de 32 gols.