- -
Fundado em 1902, o Fluminense adquiriu no mesmo ano um terreno junto ao Banco da República na Rua da Guanabara, atual Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, para ser a sede do clube. O terreno foi nivelado no ano seguinte e, a partir de 1904, o clube passou a realizar jogos no local, que era conhecido como Campo da Rua Guanabara.
Em 1905, o Fluminense construiu uma arquibancada em uma das laterais do campo, onde hoje se encontra a sede social do clube. O restante do campo era cercado.
A Confederação Sul-Americana de futebol escolheu o Brasil para sediar o Campeonato Sul-Americano de 1918, adiado para 1919 em razão de uma pandemia de gripe espanhola. Sem um estádio de porte para receber a competição, a federação brasileira da época recorreu ao Fluminense. Foi construído, então, o Estádio de Laranjeiras (segundo o clube, o nome original é "de Laranjeiras" e não "das Laranjeiras" como ficou popularmente conhecido), com arquibancadas cercando o campo e capacidade para 18 mil pessoas. As obras foram financiadas por Arnaldo Guinle, presidente do clube na época, e por fundos levantados por sócios. Foi o primeiro estádio de concreto do país.
A inauguração ocorreu em 11 de maio de 1919, com o jogo entre Brasil e Chile, a estreia no Campeonato Sul-Americano. A partida terminou com goleada de 6 a 0 para a Seleção, que disputou todos os jogos no local e conquistou o título da competição. O primeiro gol do estádio foi marcado por Arthur Friedenreich.
Não demorou muito para o Fluminense conquistar seu primeiro título no estádio. Foi em 21 de dezembro de 1919. Pela primeira vez um Fla-Flu decidia o estadual. E o Tricolor goleou o arquirrival por 4 a 0 e sagrou-se tricampeão carioca.
Em 1920 é inaugurada a sede social do clube, localizada ao lado das arquibancadas sociais. Com seus belos vitrais, o Salão Nobre passou a ser palco de diversos eventos culturais e políticos.